terça-feira, 8 de julho de 2008

O "Sistema"


Fui obrigado a abortar o meu próximo post para mais uma vez expressar minha profunda indignação a respeito de mais um dos absurdos cometidos pelo nosso estado brasileiro ou pelas entidades que o representam. Outra vez, assistimos a mais um cruel desfecho que destrói a alegria de uma família de bem. A PM do estado do Rio de Janeiro alvejou a balas um carro que eles acharam que pertencia a bandidos, e assasinou a criança João Roberto Soares, de apenas 3 anos de idade, além de ter colocado em risco a vida de seu irmão, com 9 meses, e de sua mãe.

Mais uma vez eu pergunto: onde vamos parar? Por mais que eu pense, que eu raciocine, não consigo encontrar uma justificativa no mínimo plausível para tamanho ato de brutalidade, visto que mesmo que fossem os bandidos que estivessem no interior do carro, não creio que a melhor abordagem, no meio de uma avenida movimentada de um bairro movimentado, seria a balas. Ainda que os bandidos estivessem atirando contra os policiais, seria preciso antes saber de onde estavam vindo esses tiros. Certamente não estavam vindo do carro onde estava a família! Portanto, por quê isso? Por que precisamos ver mais uma vida inocente ceifada em nome de uma "ordem" que jamais existiu, principalmente diante dos métodos adotados? Por que famílias têm que chorar a dor das perdas, quando a própria polícia é corrupta, os próprios juízes vendem sentenças, os próprios políticos nos assaltam no Congresso Nacional e em seus Palácios de Governo? Não conseguimos mais prever que rumos vai tomar a nossa sociedade diante de tamanhos absurdos, pois os valores estão invertidos de tal forma que agora precisamos tomar cuidado até mesmo com aqueles que deveriam ser os responsáveis por nossa segurança e nosso bem estar... estamos pagando seus salários para que eles matem nossos filhos inocentes no meio da rua por engano, e ainda somos obrigados a suportar os membros do governo pedindo "desculpas"! Como assim desculpas? E a vida da criança? E a dor dessa família, alguém vai amenizar? Não há como desculpar pessoas/entidades que fazem questão de se tornarem plenos culpados, e nós, como cidadãos, temos que ser conscientes dos nossos direitos e deveres, enquanto eles, membros do nosso chamado "estado de direito", tomam atitudes incrivelmente irresponsáveis, sem consciência de absolutamente nada, e assim vão destruíndo aos poucos o que ainda resta de bom em nosso meio social.

Foi difícil ver o desabafo daquele pai, e mais difícil ainda imaginar a dor que aquele homem sentia naquele momento, mas a verdade é que as suas fortes palavras são o perfeito reflexo da pura indignação de todos nós brasileiros, que não suportamos mais ter que aceitar a idéia de que tudo isso é fruto de um "crescimento desordenado". Não! Isso é fruto da irresponsabilidade dos gestores, da sua incompetência, da instabilidade e do total e irrestrito despreparo da polícia, mal remunerada, mal armada, mal preparada e além de tudo corrupta.

E a criança morreu... mais uma! Poderia ter sido eu, ou um dos meus familiares, ou algum dos que agora estão lendo este texto... poderia ter sido qualquer cidadão de bem, porque todos nós estamos à mercê desse tal "sistema" inventado exatamente por aqueles que deveriam lutar para que não houvesse sistema algum. Absolutamente nada - nem mesmo nossa indignação - vai trazer o menino João Roberto de volta, mas eu também não consigo e não vou me calar diante de acontecimentos como este, que infelizmente não foi o último, afinal, eu também sou um cidadão de bem conhecedor dos meus direitos, e exatamente por isso posso ser assassinado a qualquer momento. Eu nunca vou me conformar, mas assim é o Brasil, que pena!

"A nossa indignação é uma mosca sem asas
não ultrapassa as janelas de nossas casas..."
(Skank)

26 comentários:

Layana. disse...

Olá Vinicius,
queroo dizer que achei um absurdo essa história tbm, Em vez de nos proteger eles só nos afundam. Mais uma vez vida de uma criança foi tirada só para notarmos que o Brasil precisa melhoorar.. mas infelizmente ngm faz nada para ajudar"!
Adoorei a sua opnião sobre o assunto.. desculpe a demora para te responder, estou numa época corrida na escola.. ainda mais agoora que é final de semestre e começo de férias.. voocÊ me disse que tinha me mandadoo um selinhoo, Poxa agradeço de coração.. mas eu não achei ele entre suas postagens... mesmo assim me sinto inteiramente lisongeada!

beijos, Layana.

Idylla disse...

Oh Vini obrigada!!!! amei seu comentário rsrs....
Agora falando um pouco das coisas tristes da vida, eu fiquei indignada sério mesmo, alias estou até agora, uma criancinha que n tinha nada a ver e uns F.D P dakeles vaum atirando sem nem procurar saber se são os bandidos mesmos ou n...imagine a família dessa criança! imagine a dor e o sofrimento, n gosto nem de falar....affff m da nojooooooo, os policias provaram mais uma vez q n tem a minia estrutura, eles são totalmente desestruturados.....

gostei do seu post.....

um bjoo

Mandy disse...

Olha Vinicius fico indignada com isso! Que país é esse em que vivemos? Como assim a polícia dispara tiros num carro de família, só pq confundiu com um carro de bandidos?!
Os policiais daki deveriam passar por um treinamento mais intenso, para poder entrar na para o cargo de policial. Pq quem é pago para ajudar a população, deveria fazer isso, e não matar inocentes.

Vinicius parabéns pelos selos q vc ganhou!!!

^^

E obrigada pelos selinhos! Adoreiii

BjO.

Mandy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mandy disse...

Ah e realmente as lembranças sendo boas ou ruins, o importante é o rumo q vamos tomar em nosso futuro! Pois o passado não importa, e sim o futuro q é importante!!!

Já ía me esquecer... Olha aí o meu msn>> amandalikeadventure@hotmail.com

BjO.

Mariana disse...

Ainda bem que existem pessoas sensiveis e que escrevem bem o suficiente para ajudar o mundo parar e pensar sobre as coisas imbecis que estamos assistindo diariamente nos telejornais...

Cada dia que entro no seu blog ele esta de visual novo..

não sei se eu demoro mto para voltar ou se vc que nao sossega o fato com a roupagem dele...

saudades de conversar com você...

Beijos

Anônimo disse...

Infelizmente, isso não acontece só no Brasil Vinicius. O descaso e a irresponsabilidade está presente em inúmeros lugares, alguns em maior quantidade. É difícil tentar imaginar o tamanho da dor dos familiares do garoto, a sensação de impotência ao ver o próprio filho ser morto sem nenhum motivo. E é mais difícil ainda lembrar que todos nós podemos ser atingidos da mesma forma. Eu ainda não havia assistido os noticiários, e agora ao saber da notícia, fiquei mais triste do que eu me encontrava.

=(

Beth Carolina disse...

Que absurdo.
Decidi nas minhas fperias ficar meio alheia à realidade que nos cerca, mas seu post me chamou pra real de novo.

Me pergunto: O que podemos fazer?
Infelizmente acho que nada...

Ana Karenina disse...

Pois é, Vinicius. Ninguém está a salvo. Ainda que não declarada, estamos em guerra. A nossa indignação não comove nem por um segundo os causadores dela, e somos obrigados a engolir timidamente todas as verdades que nos vem na ponta da língua.
Contamos com pessoas como você, com jornalistas e pessoas dos meios de comunicação pra começar a revolução, eles são a voz do povo mais próxima do poder, basta que eles comprem essa briga. O maior medo do país é ser demoralizado diante dos paises desenvolvidos, eles gostam de brincar de desenvolvimento, vivendo de aparências. Mas, quem não é louco sabe o que se passa de verdade.
Vocês está escrevendo melhor que nunca, parece que suas palavras são escolhidas a dedo.

E você poderia me dizer o nome dessa música do Skank, por favor? Gostei da frase, muito impactante.

Um beijão.

*Raíssa disse...

Achei um absurdo esse novo fato envolvendo a polícia. Não sei o que se passou na cabeça dos policiais que metralharam (ME-TRA-LHA-RAM) o carro daquela família!

Foi o que você disse "total e irrestrito despreparo da polícia, mal remunerada, mal armada, mal preparada e além de tudo corrupta."

A nossa segurança está cada dia pior, graças aos governantes e aos policiais que insistem em não fazer o seu trabalho de forma direita. Não há como se conformar, já que a neurose e o medo invadem mais e mais a vida dos brasileiros; mas também não há o que fazer enquanto a sociedade continuar hipócrita desse jeito, infelizmente.

Beijos

Olirum disse...

Texto completamente perfeito. Será que ainda vão ter que acontecer muitas mortes de pessoas inocentes pra polícia perceber que está completamente despreparada e pro povo saber que estamos abruptamente desamparados? Infelizmente essa é a nossa realidade.
Uma pena.

Nadezhda disse...

Tem coisa que não dá pra acreditar mesmo. E o que dá mais desgosto de saber, é que todos esses crimes foram cometidos a troco de nada, por negligência, pro incompetência, e por falta de respeito. Fica difícil as coisas caminharem para frente num país que não se respeita mais nada, que crianças são mortas porque deveria estar defendendo-as.

E a música resume bastante o que acontece dentro das nossas casas.

;)

Anônimo disse...

Vinicius adorei seu blog quanto ao post no nosso pais andam acontecendo coisas crueis e nunca imaginadas que nos deixam perplexos e chocados a cada dia so nos resta perguntar que pais e esse?

Idylla disse...

Vlw Vini, q bom q gostou ;)

Bjo =*

Dani disse...

Olha Vini, eu acho que vc já disse tudo!!!
Eu ando mais do que indignada com tamanhas peversidades que andam acontecendo.
bjim

Patrícia disse...

Realmente isso deixa qualquer pessoa indignada...
Onde já se viu, pessoas que estão ali para nos proteger fazer um negocio desses...
Quantas pessoas de bem vão precisar morrer para esse nosso pais tomar jeito?
Sinceramente chorei junto ao pai do João Roberto...
A vida a cada dia se torna mais barata e menos preciosa.
Também me pego questionando, onde vamos parar???

Tem presente pra ti no meu Doce Cantinho!!!
Beijos

Unknown disse...

Eu daqui de longe, indignadíssima, penso no que será do meu filho lá no Brasil e me dá uma vontade louca de buscá-lo e nunca mais voltar. Penso nas pessoas que não têm oportunidades q eu tive, mas infelizmente os políticos não pensam na população e sim no seu próprio bem-estar pq de certa forma, eles são culpados pela morte de milhares de pessoas, com a violência de todos os dias.

Bjs.

Flávia Fabri Cesário disse...

Vini, compartilho com vc a indignação!! Realmente é um absurdo o que está acontecendo neste país e nada é feito em defesa dos cidadãos de bem que batalham diariamente pra colocar comida dentro de casa. Coisa que fica cada vez mais difícil visto que o fantasma da inflação reapareceu e elevou os preços prejudicando principalmente as famílias de baixa renda. E para o Governo está tudo ótimo. Nunca o país cresceu tanto, nunca o país lucrou tanto, nunca o país, nunca o país... o discurso é sempre o mesmo. Fica difícil ter esperança de um mundo melhor vendo situações como estas...
Pouca vergonha! Falta de respeito!
Quem sabe a população acorda nas próximas eleições...
Beijos!

Alessandra Castro disse...

Nem vâmos parar, naum tem mais jeito, não sou uma pessimista, nem conformista, soh acho que notícias assim não são mais supreendentes. Vergonha do Brasil sabe? ontem, hoje e sempre.

Camila disse...

Desculpa a demora pra te responder mas eu estou lotadissima de serviço aqui viuuuu!

Bom, estou juntocom sua indignação tá....
Estamos todos juntos nessa história MUITO BEM CONTADA PELAS CÂMERAS..

Sinto dó da familia que perdeu uma criança tão nova, e só posso resar por eles agora!...

Flávia disse...

Posso não dizer nada e só me recolher horrorizada no meu silêncio?

horrorizada. Nem beijo mando.

T disse...

eu sempre me pergunto
aonde esse mundo vai parar...
eu tenho medo do mundo, e do sistema :\
fechou super bem com a frase do Skank!
beijo Vi ;*

Ana Beatriz disse...

Oii
o seu texto tá muito certo e eu adorei!
O brasil sinceramente já pássou do tempo, TENQUE MUDAR!
Não se resolve n-a-d-a tirando vida de pessoas inocentes, ou com bala.
Mesmo que fosse os bandidos, GENTE ISSO NÃO TÁ CERTO!
É o nosso mundo, poxa.
A violencia não leva a lugar algum!!!
Por quê? Uma arma, sinceramente, não é o melhor caminho.
Nenhuma maldade é.
As pessoas não podem se destansear de Deus!!!
Os policiais deveriam ter treinado mas.. E agora? Uma vida foi perdida.
Não podemos ficar parados.
Temos que agir. As pessoas tenque colaborar por quê ainda dá pra agir, ainda dá pro nosso mundo ficar melhor, não podemos desistir, certo!
ótimo blog =]
bjs

Ariana Coimbra disse...

Sinceramente nem sei onde vamos parar desse jeito que o nosso país tah!
É um absurdo isso tudo, mto triste!


beijo

Luifel disse...

Cara,

É indignante a situação, mas como direi no meu próximo texto...usando um trecho de um livro da Florbela Espanca...é uma miséria, é, mas é assim!

É assim, mas não deve continuar assim. A gte tem q gritar, esperniar, fazer acontecer...um dia fizeram na França, no México e na Rússia...podemos fazer aqui...

Abç!

Ana Luíza disse...

KKKKK... Infelizmente aquele texto no meu blog ñ é fantasioso Vinícius...
Tá acontecendo comigo msm e me deixando sem saber + o q/ fazer.
É loucura + é real, ainda existem pessoas q/ amam assim...

XEROOOOOOO P/ TI...