segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Quando achamos que a dor não mais passará

A dor e a tristeza são sentimentos realmente inexplicáveis! Surgem como câncer, corroendo tudo por dentro, maltratando, fazendo-nos tristes e embora tentemos fingir uma felicidade e uma força que naquele momento não fazem parte de nós, nunca conseguimos afastar aquele sentimento de impotência e incapacidade que nos assola nos momentos difíceis. 

Talvez a dor da perda seja a pior das dores... é o momento em que a ideia do "nunca mais" toma conta da nossa cabeça e não nos deixa seguir em frente. Sentimo-nos presos a algo que, embora faça parte do passado, parece ser uma tatuagem colada em nossa alma e em nosso coração, irremovível, eterna. 

No entanto, com o crescimento e o amadurecimento descobrimos que a vida é uma estrada tortuosa e deveras difícil, na qual os atropelos quase sempre são maiores que as alegrias, e, entendendo-a desta forma, descobrimos que não há dor que não seja passageira, que aquele "nunca mais" pode e certamente irá se tornar um "daqui há pouco". Da fé adquirimos a crença de que Deus sempre sabe o que faz, e por mais que Suas providências sejam muitas vezes incompreensíveis, elas são sempre o melhor para cada um de nós.

Descobrimos que o ser humano é falho e imperfeito, e que precisamos passar por grandes dificuldades, inclusive em se tratando dos sentimentos que verdadeiramente vêm do coração, para que possamos entender que as desilusões são apenas molas propulsoras para as vitórias que certamente hão de vir. 

Então, acreditemos! Se a dor vier, deixe que doa. Deixe que as lágrimas escorram e que o sentimento volte a aflorar com toda força, mesmo se ele estiver resgatando coisas do passado. Muitas vezes é preciso cair um degrau para subir dois. Aos poucos a vida e o mundo nos mostrarão que não há dor que seja eterna a ponto de não tornar-se um incentivo para uma felicidade outrora inimaginável. Os sonhos não acabam-se com a dor. Ela serve apenas para que reavaliemos nossa vida, nossas atitudes e nossas visões de mundo, e para que mudemos, quando necessário, pois os erros tornar-se-ão acertos e os acertos tornar-se-ão vitórias, pois nada nesta vida é definitivo, nem mesmo a própria vida.

Um comentário:

Carlinha Leão disse...

Que texto incrivelmente lindo, parabéns! A verdade é essa, temos que passar pelas intempéries para amadurecer;

Pode chorar, bons ventos sempre chegam!