quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Não apenas um novo capítulo, mas um novo tempo

Não é o ano que muda, são as atitudes. Deixemos de lado a sutil inocência de que, simplesmente numa virada do relógio, tudo irá ser diferente. As mudanças que tanto sonhamos estão dentro de nós mesmos, nas nossas atitudes, na nossa forma de lidar com o outro, de entender e conviver com as possíveis diferenças e de lidar com os problemas.

O que deve mudar é nossa forma de "estar no mundo"... questionar-se sempre qual o nosso papel aqui e de que forma podemos cumpri-lo com dignidade sem sair com tantas sequelas. De nada adianta chorar, reclamar, criticar, se no fundo sabemos que todas as coisas que vivemos, sejam boas ou ruins, são meras consequências de nossas atitudes, mesmo que não saibamos, a priori, quais atitudes geraram esta ou aquela consequência.

Não deixemos que seja apenas mais uma passagem de ano. Que a "ressaca" das festividades sejam apenas físicas e nunca morais. Que não esperemos que o ano mude sozinho... vamos tentar mudar também. Que o novo ano não seja apenas mais um capítulo, mas uma página essencial das nossas vidas.

Nenhum comentário: