sábado, 21 de junho de 2008

Vamos Conversar?

"O diálogo é a saída para tudo!"

Por incontáveis vezes temos ouvido esta afirmativa como forma de amenizar algumas situações que são criadas devido aos ânimos um pouco mais exaltados, provenientes de vários fatores, como stress, grosseria ou má educação mesmo. Ando prestando atenção nas reações humanas a vários tipos de acontecimentos, e cada vez mais tenho certeza de que no fundo, inteligentes mesmo são os animais. Vi pessoas brigando por causa de times de futebol, o passageiro querendo esfolar o trocador do ônibus porque ele não tinha os cinco centavos do troco, os políticos se batendo em pleno plenário do congresso nacional... vi seres humanos, isso mesmo, seres humanos se matando por causa de uma dívida de cinco reais, ou dez, porque assim se torna mais “justificável”.

Só não vejo mais as pessoas conversarem. Não passo em um único lugar para encontrar duas ou mais pessoas sentadas num banco trocando uma idéia, nem pessoas nas mesas dos restaurantes conversando sobre suas vidas, se abrindo, dialogando, tentando diminuir as diferenças a fim de tornar as relações mais aceitáveis e menos complicadas. Sentamos sim, durante horas e horas na frente de um computador para discutir crises existenciais, fins de namoros, paixões não retribuídas, e como conquistar aquela pessoa amada, no MSN. É, no MSN... e eu também faço isso. Converso bastante, troco idéias, e de fato isso tem sido uma experiência enriquecedora, mas a verdade é que aos poucos estamos perdendo a habilidade de olhar nos olhos, sentir a alma um do outro, dividir verdadeiramente nossas dores e nossas alegrias com outras pessoas. O contato real ficou estacionado no século XX e as relações humanas estão se tornando cada vez mais cibernéticas, como se o contato físico não fosse coisa vital para a completa compreensão e perfeita interação entre as pessoas. Eu também, assim como todos os que lêem agora essas palavras, tenho grandes amizades virtuais. Pessoas que estão longe de mim fisicamente, mas que não saem do meu pensamento no dia-a-dia. Porém, sempre que eu posso, eu busco uma aproximação física para que eu possa realmente estabelecer uma relação de compreensão com aquela pessoa tão querida.

Eu acredito que o fato da desconstrução das relações humanas fisicamente falando, é um dos principais causadores da intolerância entre as pessoas hoje em dia. Não podemos nos olhar nos olhos, que ao primeiro desentendimento, assassinamos uns aos outros. Antigamente as pessoas sentavam na frente de suas casas no fim da tarde e papeavam até a hora de ir dormir, e acreditem, todos iam dormir vivos. Hoje sentamos num bar e se o cara da outra mesa imagina que a mulher dele desviou o olhar em nossa direção, em menos de dez minutos estaremos ao lado do Pai. Isso é deprimente!

Por essas e outras, não concordo com essa idéia de que “conversando a gente se entende”. Acho que a verdade é que precisamos nos entender antes de conversar, isso sim. Quem sabe desta forma as pessoas aprendem a valorizar mais a vida humana e compreender umas às outras, mesmo perante as grandes diferenças que costumam existir entre elas.

18 comentários:

Flávia disse...

Eu acredito no diálogo - lembrando que dialogar é dizer e, principalmente, ouvir. Ouvir o outro nas suas linhas e entrelinhas. Ouvir os olhos, os gestos, as vozes mudas.

E a gente anda monologando demais nessa vida.

Muito lindo esse texto.

Beijão ;)

Mandy disse...

Realmente hoje em dia quase não vemos mais as pessoas conversando, parece até q a briga é a melhor justificação pra falta dela...

O contato físico às vezes parece inexistente, acabamos nos isolando num mundinho virtual e esquecemos dos q estão à nossa volta!

Seu texto tá lindo! Abordou um tema perfeito. Eu acredito no diálogo, mas realmnte ele nem sempre nos leva muito longe.

Linkei seu blog, pois gostei muito dele e quero passar aki mais vezes, tem algum problema???

BjO.

Camilla disse...

Concordo plenamente.

Falta muito diálogo ultimamente, mas sobretudo falta compreensão...

Beijos!!

Unknown disse...

palavras faladas são tão complicadas

: *
bju

Anônimo disse...

A verdade é que a internet está tornando nossa vida em algo frio. Não só a internet, mas as nossas próprias relações humanas. Tá bom, se não fosse o MSN eu não seria sua amiga... agradeço por ele existir, mas seria tão melhor se pudéssemos nos ver pessoalmente, nos abraçássemos de verdade ao invés de só escrever "abraços".

O mundo precisa de calor humano antes de qualquer coisa.

Um beijo enorme.

Nadezhda disse...

Hoje o diálogo é através da faca, do revólver, do soco. Complicado.

Eu falo masi com pessoas pela internet do que no meu dia-a-dia. Mas falta o contato físico, o estar presente na vida da pessoa, o olhar nos olhos.

Um avez, conversava bastante com uam maigo pelo msn, mas quando fui o conhcer, não conseguia olha-lo nos olhos. Foi terrível.

;)

Luifel disse...

Cara, eu sempre fui a favor do diálogo. Texto muito bem escrito. O diálogo resolve muito melhor as coisas do que qql outro mecanismo. Talvez seja por isso, que a diplomacia é uma arte.

Abção!

Italo Lemos disse...

Concordo com vc! Hoje em dia tudo é resolvido da mameira mais prática pq o ser humano naum pode mais perder tempo e a sociedade exige maiores atos e menores palavras. Acababos de afogar no mar em que o proprio homem criou.Mas naum podemos generalizar demais! As pessoas são diferentes! Por mais
que sea raro ainda existe dialógo! Pouco, mas existe. Vc escreve muito bem e é muito inteligente!
abraço!

Ana Karenina disse...

Isso é uma luta antiga. Fazer com que os renomados animais racionais se tornem, de fato, racionais.

Opa, é impressão minha ou meu blog tá no topo?! [risos]
;P

Abraço!

Olirum disse...

grande parte das amizades reais estão sendo trocadas pelas amizade virtuais, ou então se tornando nelas. Os contatos se tornaram raros hoje, o que é uma pena, o problema é que nós não soubemos usar realmente as facilidades da internet e a utilizamos de uma maneira errônea, parabéns pelo texto.

Abs

Anônimo disse...

Soubeste como ninguém focar o problema da (in)comunicação entre os seres humanos. A maioria das pessoas não se dispõe a procurar o outro para um bate-papo, não se preocupa em oferecer os préstimos a um vizinho ou colega, e a maior parte das amizades é vivida mesmo através de uma tela de computador, o que não tira o mérito desse tipo de entrosamento, desde que a sinceridade esteja permeando todos os atos. É raro ter-se o privilégio da convivência afetuosa, do olho no olho, de um aperto de mão, de beijos sinceros, de agradecimentos e doações, e quem ainda possui essa forma de relacionamento direto pode dar-se por muito feliz.

Deixo-te sorrisos, flores e estrelas, para enfeitar o teu sonhar, e um beijo no coração!

*Raíssa disse...

Concordo com você. A internet aproxima as pessoas, mas ao mesmo tempo também as afasta fisicamente. Eu falo muito com as pessoas pelo msn pela impossibilidade de vê-las devido aos nossos diferentes e incompatíveis horários. Mas sempre que possível, ligo para elas e saímos.
Agora... isso de partir pra agressividade física é coisa gente sem argumentos. Quem saber conversar, argumentando corretamente, não precisa bater pra derrubar uma pessoa. Brigar por causa de time de futebol é O cúmulo! ¬¬
"Hoje sentamos num bar e se o cara da outra mesa imagina que a mulher dele desviou o olhar em nossa direção, em menos de dez minutos estaremos ao lado do Pai."
Hahaha adorei! x)
Isso aí é pros homens que não confiam no próprio taco. Se batem porque a mulher olhou outros, é porque são muito inseguros.

Beijos

Camila disse...

Ai Vini, se as pessoas conversassem mais, creio que o mundo seria melhor, mais pacífico!
Como boa geminiana amo conversar... conhecer as pessoas atráves do dialogo. Sem um pre-conceito.
Belo post.
Beijo
=)

Mandy disse...

Obrigada pelo comentário e por me linkar!!!

:)

Sempre estarei aki no seu blog, dando uma conferidinha...

BjO.

Camila disse...

Ahhhhh o diálogo é tudo de mais importante!
QUEM NÃO SABE DIALOGAR ESTÁ PERDIDO NÉ!
HAHAHAH

beijo

Camila disse...

Q boom que gostou da minha historinha hahahaha.

Bom, quando eu resolver ir ai te aviso com certez ahahah
MAS QUERO FICAR NUM HOTEL BARATINHO EIM!!!

Laysla Fontes disse...

' ... agradecê-los por cada comentário, recheados de palavras animadoras e elogios quanto aos meus textos!'

Muito obrigada Vinícius. Ainda aderindo a boa e velha Lan House. Prometo que não demoro, venho e leio as tuas palavras. Fica na paz.

Um beijo. :)

Ni ... disse...

É seu moço, se encararmos o 'conversando a gente se entende" como dizer tudo e não ouvir nda, isso não vai mesmo dar certo...

Existem momentos que um olhar, um toque fala mais do que muitas palavras...

Beijo e mais beijos...