segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Um verdadeiro ser humano


O longo de sua carreira, o cantor Zeca Pagodinho já foi bastante criticado por sua postura, principalmente em frente às câmeras. Acompanho a carreira do Zeca desde 1999 e já ouvi muitas pessoas dizendo que ele representa um péssimo exemplo para os jovens, devido á sua exposição pública sempre ao lado da sua inseparável cervejinha. 


Para mim, tudo isso sempre significou uma enorme hipocrisia. Não é novidade para ninguém que praticamente todos os grandes artistas bebem, isso sem contar que boa parte deles também usam drogas ilícitas. No entanto, Zeca sempre pagou o preço por seu autêntico, por não esconder seu jeito de ser, por não ter duas personalidades.

Particularmente, sempre fui um grande fã seu, e quem me conhece sabe disso. Sou apaixonado por samba de raiz, por partido alto, e o Zeca representa o ápice desses estilos musicais. Sempre o defendi por conhecer sua história, por entender suas atitudes, por procurar saber os seus porquês e não ficar falando do que eu não sei simplesmente com o intuito de criar julgamentos hipócritas.

Diante dos últimos acontecimentos em Xerém, sinto-me de alma lavada quanto a um dos artistas que eu escolhi para acompanhar a carreira e defender como ser humano. Diferentemente de muitos artistas vistos como "exemplos para a sociedade", Zeca mostrou que não é apenas um ídolo como cantor de samba, mas um grande ser humano. Ele não quer mostrar mais do que é, não tenta dissimular seus gostos para fazer a vontade de ninguém, e o melhor de tudo, sabe o que é viver para ajudar os outros. 

Poucas pessoas no mundo fariam o que ele fez, e não me refiro apenas aos ricos como ele, embora nunca tenha perdido sua humildade. Vivemos num país em que o cara é criticado por ser artista e ter a "audácia" de conversar com um mendigo num momento de diversão na praia. Zeca é assim: um grande artista, excelente no que faz, autêntico, humilde, íntegro e um ser humano maravilhoso.

Parabéns, Zeca Pagodinho. Que mais pessoas, não apenas artistas, possam seguir seu exemplo. Não adianta se trancar em templos religiosos enquanto nossos irmãos passam dificuldades lá fora. O verdadeiro homem é aquele que sabe ajudar a quem precisa, na hora em que precisa. São pessoas como você que nos fazem acreditar que ainda poderemos ter um país e um mundo melhores. 

E se tomar cerveja na frente das câmeras é um mau exemplo, continue dando esse "mau exemplo". No final de tudo, haverá apenas um julgamento e aí ficará claro o que importa de verdade: a hipocrisia ou o amor ao próximo.

Um comentário:

Carlinha Leão disse...

O nosso maior erro é julgar os outros pela imagem q temos. Nem sempre lemos o coração das pessoas. Ainda bem q atitudes como estas nos fazem enxergar além das aparências.