sábado, 16 de novembro de 2013

O espetáculo das condenações e a grande mídia


Vejo uma luz no fim do túnel. Um país que foi torturado, marcado, esculachado por uma ditadura sinistra onde boa parte dos seus filhos "vagavam cegos pelo continente" ou apagavam suas luzes sem nem mesmo saber como ou onde, agora retoma um espetáculo bonito de ser ver, mas difícil de entender. 

Não vou adentrar no mérito da defesa ou da falta/existência de provas contra os condenados pelo mensalão. Na minha humilde opinião, de cidadão que viveu e vive a política no seu eixo mais interno, creio que foi feita a justiça sim, embora esta completamente influenciada pela grande mídia, que aliás, é quem realmente manda prender e manda soltar no Brasil. A mídia influencia a população - em sua maioria alienada - e as maiores cortes de justiça do país muitas vezes se esquecem de julgar imparcialmente para dar ouvidos à parte da população que se manifesta, sedenta de ver políticos na cadeia a qualquer custo. Não acredito que seja o caso dos mensaleiros, mas a verdade é que isto tem ocorrido em várias ocasiões no Brasil. A lei deixou de existir e o tribunal no Brasil se chama Rede Globo de Televisão.

Não tenho competência para questionar o interesse das grandes elites brasileiras na prisão dos mensaleiros - repito, sou a favor destas penas. Pergunto-me apenas por que esse mesmo empenho não ocorreu nas outras ações de corrupção pelas quais passou o Brasil desde a sua colonização e, se não der pra voltar mais de 500 anos,  por que o Collor, Maluf, Sarney, Alckmin, Serra, Renan, Arruda e tantos outros não são julgados e muito menos presos? Por que o processo de compras de votos a favor do projeto de reeleição do FHC em 1997 não foi sequer denunciado? Por que o dinheiro do PSDB de São Paulo, desviado das obras do metrô, que está nos paraísos fiscais não é investigado? Fica aberta a réplica, embora eu já conheça a resposta, afinal, eles não são do PT, portanto, não são bandidos.

Não é à toa que a justiça brasileira é considerada uma das piores do mundo, em todos os seus aspectos. Estamos milênios atrasados e tudo isso se deve sobretudo a uma população politicamente alienada, que jamais se levanta dos seus sofás para atuar em qualquer frente política, mas condena tudo o que a mídia resolve mostrar como sendo desvios de conduta.

Parabéns ao STF pelo primeiro passo, agora ficamos no aguardo dos próximos. Espero que não seja só o PT o único antro de corrupção desta nação que só não presta pra nada por causa do Lula! Abram-se as cortinas, começa o espetáculo!

Nenhum comentário: