domingo, 16 de fevereiro de 2014

Entre infortúnios e desesperanças


Das poucas coisas que aprendi ao longo desta minha existência, uma das mais reais e válidas é a necessidade que temos, perante a vida, de interiorizar nossos erros, olhar-nos no espelho e entender o quanto somos imperfeitos, principalmente antes de tecer julgamentos sobre outras pessoas. Quando não conseguimos encontrar a paz dentro de nós mesmos, não há por que buscá-la em outras pairagens, pois nada nos fará encontrar o acalanto se não formos capazes de enxugar nossas próprias lágrimas.


Ao tentar encontrar no outro o que não possuímos em nós mesmos, é grande a chance de causar sofrimentos e dissabores a quem não os merece, e, mesmo que os merecesse, não há justiça em um ser humano causando mal ao outro, falhos que somos todos nós.

Nestas horas, o silêncio e a introspecção são imprescindíveis, para que possamos retomar dentro de nós mesmos aquela alegria que perdemos em algum lugar do caminho, somente assim sendo capaz, então, de levar a felicidade a outro alguém.

Muita coisa tem mudado ao longo do tempo e com os aprendizados e as experiências que a vida me traz, reconheço a superficialidade dos meus sorrisos, apoiados tão somente por ilusões que no fim das contas não são capazes de me levarem a lugar algum. Calo-me, portanto, amparado pela fé em Deus e nas Suas divinas providências e resignado por saber que cada um tem apenas a dor e a alegria que de fato merece. 

E que assim seja! 

Nenhum comentário: