quarta-feira, 9 de julho de 2014

Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima


Doeu. Doeu bastante. Acompanho futebol desde que me entendo por gente. Diferente de muitas pessoas que dizem "gostar" de futebol, eu sei o que é um volante, sei quando acontece um impedimento, sei por que um lateral precisa ter cobertura e sei o que é uma marcação na saída de bola. Eu não gosto de futebol apenas de 4 em 4 anos. Futebol é uma das minhas paixões, como é a paixão de uma grande parte dos brasileiros, sendo inclusive a única alegria na vida da maioria deles.

Eu não misturo futebol com política, mas garanto que sou muito brasileiro nas duas coisas. Torci, torço e sempre irei torcer para a seleção brasileira, mesmo que ela esteja repleta de corruptos e incompetentes em sua direção. Não é porque meu pai comete um erro na vida que vou deixar de amá-lo. É assim também com o meu país. Se há corrupção no Brasil, também há (e muito mais) na Argentina, no Chile, e até mesmo no primeiro mundo. Se há erros na CBF, também há na AFA, na AFF e em quase todas as confederações de futebol do mundo. Precisamos parar de externar nossa ignorância e falta de informação.

Da mesma forma, já pintei a cara pra ir pra rua fazer política. Já participei de diversos movimentos sociais e políticos, já enfrentei duríssimas campanhas eleitorais, porque apesar de tudo, ainda acredito que a única forma de mudar verdadeiramente esse país de forma democrática é através da política.

Conhecendo futebol e conhecendo política, afirmo categoricamente que um deles envolve paixão, o outro envolve racionalidade. Apesar de andarem juntos, paixão e racionalidade não se completam bem. Quando misturamos um com o outro, o resultado não costuma ser bom.

Sim, eu chorei na derrota da seleção, pela forma como foi, pela expectativa que criamos, pela alegria que poderíamos ter tido caso ganhássemos esse campeonato mundial e, repito, para muitos brasileiros essa é a única alegria possível. Também já chorei muito por causa das injustiças sociais que vive o nosso país, do nosso governo, do nosso "estado que não é nação", mas garanto que, nesse caso, chorar apenas não adianta. Criticar as pessoas que torcem pela "selação da CBF" e depois chegar na urna e fazer um monte de merda, não passa de hipocrisia de pessoas que têm tudo, menos conhecimento real.

Agradeço à seleção pelos diversos momentos de alegria que nos proporcionou nessa copa do mundo. Agradeço até mesmo ao governo, pelo belíssimo evento que realizou. Ganhamos dividendos, os estrangeiros finalmente viram que o Brasil não é apenas um monte de mato. Somos um dos países mais lindos do mundo. Caímos, mas quem nunca caiu na vida? 

Essa ferida vai demorar a virar cicatriz, mas quem é verdadeiramente brasileiro não pode baixar a cabeça. Fizemos a copa das copas. Agora vamos fazer o Brasil dos brasis. Que os críticos e os negativistas venham às urnas em outubro e mudem esse país para melhor , ao invés de apenas se sentarem confortavelmente em suas poltronas e em seus computadores para escrever que "tá tudo errado!" 

Nenhum comentário: